As observações acima podem ser vistas em relação a várias definições de «religião». Aqui serão usadas três. A primeira é a definição delineada no tribunal da Califórnia em Fellowship of Humanity. O tribunal escreveu:
A religião simplesmente inclui:
(1) uma crença, não necessariamente referente a poderes sobrenaturais; (2) um culto, que envolve uma associação gregária que expressa a crença abertamente, (3) um sistema de prática moral diretamente resultante da adesão à crença, e (4) uma organização dentro do culto concebida para observar os princípios da crença.
153 Cal.App.2d at 693 (1957) fornecida indentação
A. «Uma crença, não necessariamente referente a poderes sobrenaturais.» O tribunal não indica a que tipo de nível de crença se refere, mas tradicionalmente a religião tem lidado com questões «supremas», tais como o significado e propósito da vida, a natureza e o destino do universo, se a vida continua depois da morte, etc. Scientology providencia uma estrutura conceptual elaborada dentro da qual alguns destes tipos de perguntas parecem obter resposta. Embora nem todos sejam abordados explicitamente, a ansiedade dos aderentes em relação a eles parece ter acalmado. No entanto, Scientology lida muito explicitamente com a questão da morte, e de certo modo da mesma maneira que o neoplatonismo e a ciência cristã (negando a realidade ou importância do corpo) e algumas tradições orientais (reencarnação em corpos sucessivos). Como algumas outras religiões (budismo, confucionismo, taoismo), não contempla duas ordens ou níveis de existência, natural e sobrenatural, mas apenas um. Não fornece uma compreensão concetual detalhada de conteúdo para a «Oitava Dinâmica» ou o «Ser Supremo», mas deixa um lugar para ela, ao contrário de alguns corpos caracterizados por tribunais como religiões (Fellowship of Humanity, Washington Ethical Society [249 F.2d 127], Ethical Culture e Secular Humanism [Torcaso v.Watkins, nota de rodapé, 367 US.488]).
B. «Um culto, que envolve uma associação gregária que expressa a crença abertamente.» O que se quer dizer aqui com «culto»? O Oxford English Dictionary define «culto» como:
1. adoração — 1683.
2. uma forma particular de adoração religiosa, esp. em referência aos seus ritos externos e cerimónias — 1679.
Não se realiza nenhuma presunção de culto, no sentido
A totalidade de Scientology, no entanto, é uma «associação gregária que expressa a crença,» e várias reuniões sociais (incluindo os serviços na capela) são atividades «gregárias» (em oposição a individuais ou de um para um). Estes acontecimentos são explicitamente caracterizados como de «Terceira Dinâmica» (vida de grupo).
C. «Um sistema de prática moral diretamente resultante da adesão à crença.» Scientology tem um corpo extenso de literatura sobre «ética» — o que parece ser aquilo a que o tribunal se refere quando fala em «prática» moral. Até tem «oficiais de ética» para aconselhar aderentes que podem ter-se desviado dos padrões éticos promulgados pelo grupo. (Ao contrário do argumento do tribunal, há religiões geralmente reconhecidas — animismo, algumas formas do hinduísmo, etc. — que não têm uma dimensão ética, embora normalmente apresentem um sistema (
D. «Uma organização dentro do culto, concebida para observar os princípios da crença.» Scientology não é nada se não for uma vasta e elaborada «organização… concebida para observar os princípios da crença.» (Se «culto» significa «adorar», é difícil ver o que pode significar «dentro do culto».) Cada instalação de Scientology tem um grande mapa de parede, que lista coluna após coluna, gabinetes ou funções, com staff de dia e staff de noite em alguns casos. (Podem não estar preenchidas todas as posições num dado momento, mas a maioria delas parece estar a maior parte do tempo.) Essa organização enorme e comprimida existe para realizar o trabalho de Scientology, que consiste essencialmente em recrutar e treinar aderentes na prática de Scientology. Se essa prática é «religião» ou não, não é determinado no entanto, por ter ou não uma organização para a realizar, mas sim pelo que é a prática em si e por que tipo de crenças ela observa ou promulga, e isso é tratado no ponto A acima.
A definição de «religião» usada tão «simplesmente» pelo tribunal em Fellowship of Humanity não é totalmente conclusiva para os nossos propósitos, pois inclui alguns elementos (adoração, ética) não encontrados universalmente entre as religiões reconhecidas, e não é inteiramente clara ou internamente constante no seu uso de termos: «Culto» em (2) é o mesmo que «culto» em (4)? Como é que uma «associação gregária» (2) é diferente de «uma organização dentro do culto» (4)? A definição não especifica que tipo de «crença» é religioso, distinto do filosófico, ético, psicológico, político ou tecnológico, por isso uma maior clarificação parece ser necessária.