A Igreja de Scientology é oficialmente reconhecida como uma religião na Colômbia. A 5 de maio de 2017, o Ministério do Interior da Colômbia concedeu o reconhecimento religioso à Igreja de Scientology de Bogotá.
A decisão surgiu há menos de dois anos após a inauguração no dia 5 de julho de 2015 da Igreja de Scientology de Bogotá. O evento foi celebrado por cerca de 2500 convidados e autoridades do Ministério de Defesa da Colômbia, Departamento Antinarcóticos da Colômbia, Polícia Nacional Colombiana e do Ministério de Integração Social da Cidade de Bogotá.
Durante mais de oito anos antes da inauguração, os Scientologists Colombianos espalharam a mensagem da paz através da implementação da campanha de Unidos pelos Direitos Humanos e o programa O Caminho para a Felicidade. Ambos os programas tornaram‑se parte do currículo de treino das forças militares do país.
A 4 de julho de 2016, o Presidente Colombiano, Juan Manuel Santos assinou o decreto que estabeleceu o Dia Nacional da Liberdade e Adoração Religiosa. Os líderes religiosos anunciaram que vão continuar a trabalhar em conjunto para fortalecer e apoiar o processo de paz na Colômbia.
A Igreja de Scientology de Bogotá tornou‑se um centro de coordenação para as outras igrejas unirem forças para promoverem a liberdade religiosa, enquanto tomam um papel ativo no processo de paz da Colômbia.
A Igreja propôs‑se para o reconhecimento religioso no dia 5 de abril de 2017. Um mês depois o reconhecimento foi concedido. A resolução afirmou que a decisão “é baseada numa análise rigorosa do processo administrativo em termos dum princípio constitucional de boa‑fé, consagrado no artigo 83 da Constituição Política.”
“O Ministério do Interior certifica oficialmente a Igreja de Scientology de Bogotá como uma entidade religiosa.”