Não há nenhuma definição rígida e rápida de adoração que possa ser aplicada a todas as formas de religião com total imparcialidade. No final da Secção II acima, em as marcas da religião, pontuei que todas as religiões teriam todas as três marcas (um sistema de crenças, práticas religiosas e comunidade religiosa) de alguma forma, mas não há duas religiões que as teriam na mesma medida ou da mesma maneira. Estas variações são o que tornam as religiões únicas. O Catolicismo Romano, Ortodoxo Oriental e o algo Anglicanismo colocam uma enorme ênfase nos rituais elaborados, incluindo vestimentas, procissões, velas, hinos, ícones, água benta, incenso, e por aí fora. Por outro lado, em muitas denominações Protestantes rigorosas tais como os Brethren, tais formas de cerimoniais ornamentados são considerados um pouco supersticiosos ou até mesmo completamente idólatra. No ramos do Cristianismo, adoração é reduzida à pregação da Palavra, talvez alguns hinos e orações. Entre as Sociedade dos Amigos — geralmente conhecidos como os Quakers — a reunião para adoração consiste em atos não externos de forma alguma, mas é um ponto de encontro em silêncio durante o qual os membros poderão ou não partilhar uma breve palavra de inspiração. Também, o ato central de adoração nos mosteiros budistas é a meditação totalmente em silêncio por grandes períodos de tempo centrada não em venerar uma Divindade Suprema mas na extinção de si próprio e a libertação dos emaranhados da existência.
A impossibilidade de descobrir qualquer definição absolutamente rígida e fixa de adoração é necessária para manter uma noção flexível para o estudo comparativo. A maior parte das definições dos dicionários encararam este problema ao incluir várias ideias sob o conceito de adoração. Em primeiro lugar, adoração pode incluir as ideias de «ritos» e «cerimónias». Alguns eruditos da religião estão a ver ritos e rituais como sendo transformadores. No rito cristão do batismo, por exemplo, um iniciado é transformado de um estado (pecado) a outro (graça). Em sociedades primitivas, o rito de passagem transformam neófitos da infância para a idade adulta. O processo de audição de Scientology de passagem do estado de «preclear» para «Clear» seria transformador neste sentido. Inversamente, cerimónias são vistas como confirmação, ou seja, elas afirmam e confirmam o status quo. Várias formas de cerimónias aos sábados e domingos são muitas vezes cerimónias neste sentido. As cerimónias confirmam à comunidade crente o seu estatuto como um corpo de adoração e a sua identidade como uma denominação. Muitas vezes, mas não necessariamente sempre, complementos incluindo vestimentas, ritos e cerimónias são acompanhados por dança, música, aspersão sagrada e purificações, sacrifícios de animais ou comida, gestos tais como bênçãos, e por aí fora.
Em segundo lugar, eruditos da religião universalmente reconhecem que ritos e cerimónias não pode ser o objetivo último e total da adoração. Daí, a maior parte das definições incluem mais noções tais como «práticas», «atos» e «observâncias». Estas noções adicionais estão incluídos em definições comuns para boas razões. A adoração de uma pessoa pode ser a superstição de outra. E o que é que poderá parecer ser um ato sem significado para um crente — por exemplo, fazer o sinal da cruz, para um Protestante — poderá ser um ato de devoção a outra pessoa. Assim eruditos são compelidos a ver atos religiosos no contexto da religião específica como um todo, isto é, em termos de objetivos e intenções do corpo de crentes. O erudito não têm de acreditar no que o crente acredita, mas se ele ou ela está seriamente a tentar compreender os fenómenos religiosos, esse erudito deve dar um passo na direcção de acreditar no que o crente acredita. É somente a partir desta posição que o erudito pode determinar que atos, práticas e observâncias constituem a adoração numa dada comunidade religiosa.
Sob a definição mais ampla de adoração religiosa (atos, práticas, observâncias) podemos incluir temas tais como o estudo de textos sagrados, o treino de outros no estudo e recitação destes textos, e várias formas de instrução religiosa. Algumas religiões mesmo imbuem estes tipos de atos com cerimónia sagrada. Nos mosteiros Zen japoneses, tenho observado os noviços Zen cerimoniosamente levar cópias da Sutra de Lotus e a
Em muitas variedades de adoração religiosa o erudito pode detetar duas orientações fundamentais: Uma vertente de adoração é mais celebratória e centrada em ritual, a outra é mais de instrução e centrada na meditação.
A questão de se a audição e treino podem ser formas de adoração, pode naturalmente surgir nas mentes dos seguidores da linha principal da religiões do Ocidente, ou seja, o Judaísmo, o Cristianismo e Islamismo. Nessas religiões, a adoração é principalmente, mas não exclusivamente, centrada em celebrações, dias de festas, sermões, canto de hinos, adoração aos sábados ou domingos e várias devoções. Embora se possa encontrar esta forma de adoração abundantemente representada em religiões orientais, há um sub tom fundamental em muitas vertentes de piedade ocidental que coloca maior ênfase na meditação e instrução. Como já foi mencionado, no Hinduísmo Vedanta e Budismo Zen, a adoração não está centrada na celebração mas na meditação e no estudo de sutras, livros de texto espiritual. No Zen, este estudo espiritual é muitas vezes acompanhado pela meditação em koans, dizeres breves e enérgicos e muitas vezes contraditórios que ajudam ao devoto a quebrar a concha de consciência normal de modo que ele ou ela pode alcançar satori, iluminação súbita.
Enquanto a descoberta e codificação da tecnologia de audição pertence exclusivamente a
Como uma importante nota adicional, não quero dizer que a forma de adoração meditacional e instrutiva está ausente no Ocidente. O piedoso judeu ortodoxo acredita que o estudo da Torah ou Lei é uma forma, se não a forma, de adoração. Portanto, os judeus ortodoxos preparam yeshivas, que se dedicam ao estudo menor da Torá e do Talmude. Uma yeshiva não é simplesmente um lugar de educação comum, também é um lugar de adoração. Da mesma forma, Muçulmanos preparam kuttabs e madrassas para o devoto estudar o Alcorão. De forma semelhante, muitas ordens religiosas monástica da Igreja Católica Romana, mais notavelmente Cistercienses e Trapistas, dedicam a maior parte da sua adoração ao estudo em silêncio e meditação de textos sagrados.
No total, entretanto, meditação, estudo sagrado e instrução não foram percecionadas tanto como ser formas de culto no Ocidente como são no Oriente. Na Índia, é uma prática comum para as pessoas de idade avançada vender todos os seus bens mundanos, ir a um local sagrado, tais como Varanasi Benares) no rio Ganges e passar o resto das suas vidas, ocasionalmente fazer pujas ou ritual de oferta mas principalmente a meditar sobre coisas divinas. Para o hindu comum, tal meditação é a forma mais elevada de adoração possível.
Para além destas discussões, é evidente que Scientology tem tanto formas típicas de cerimoniais quanto adoração celebratória e a sua própria forma de vida espiritual, audição e treino.
Para além destas discussões, é evidente que Scientology tem tanto formas típicas de cerimoniais quanto adoração celebratória e a sua própria forma de vida espiritual, audição e treino. Como comparação e contraste, a Igreja Católica Romana considera todos os seus sete sacramentos como formas de adoração. É por isso que todos os sacramentos são administrados principalmente em suas igrejas pelo clero ordenado. Os sacramentos são administrados fora das instalações da igreja apenas sob circunstâncias especiais tais como ministrar aos doentes. Os sete sacramentos incluem batismo, confirmação, confissão, reconciliação ou confissão, Eucaristia, casamento, ordens sagradas e a unção dos doentes e enfermos. Mas o «sacramento de todos os sacramentos» para os Católicos Romanos é a Eucaristia, geralmente chamado a missa, que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo e a sua presença na comunidade crente.
Assim também a Igreja de Scientology tem, numa forma de dizer, o seu «sacramento de todos os sacramentos», nomeadamente: audição e treino. O principal objetivo religioso de todos os praticantes de Scientologists é
Como um erudito de religião comparativa, eu daria a resposta à pergunta «Onde Católicos Romanos têm lugares de adoração?» com a resposta «Onde os sete sacramentos são ministrados aos seguidores por via de regra». A pergunta «Onde é que os Scientologists têm lugares de adoração?» Eu responderia «Onde a audição e treino em escrituras de Scientology são ministrados aos paroquianos por via de regra». Os trabalhos de Hubbard sobre Dianética e Scientology constituem as escrituras sagradas da Igreja de Scientology. A grande maioria desses trabalhos é dedicado ao que os Scientologists chamam a tecnologia de audição e a administração e entrega de audição e treino para os filiados. A pura preponderância da ênfase na audição nos trabalhos de Hubbard vai convencer qualquer erudito da religião de que a audição e o treino são o ponto central de práticas religiosas e as formas principais de adoração da Igreja de Scientology.
Como um erudito de religião comparativa posso afirmar sem hesitação que a audição e o treino são as formas centrais de adoração no sistema de crença do Scientologist. Em segundo lugar, os locais onde a audição e o treino são ministrados aos seguidores são inequivocamente os locais de culto de Scientology.
Frank K. Flinn
22 de setembro de 1994