A estrutura da mensagem espiritual
A prática dos membros de ordens religiosas assume contemplação intensificada de temas individuais de mensagens especiais. Algumas ordens cristãs praticam uma meditação intensificada de acontecimentos chave da vida de Jesus Cristo. O propósito da meditação sobre temas separados e episódios das Paixões de Cristo é transformação e purificação interna da pessoa que medita e se entrega nas mãos de Cristo. Em algumas ordens sufistas existe uma prática pessoal paralela e é possível dar exemplos semelhantes de muitas culturas religiosas. Uma condição comum que possibilita um caminho de purificação e transformação interna é uma estrutura de tema especial da mensagem espiritual.
Vamos isolar duas unidades de interesse que são características da mensagem espiritual de Scientology.
III.I. A Queda do Homem, Consciência da Queda (Catástrofe), Autotransformação: Viagem Pessoal de um Herói
A queda do homem é vista como uma catástrofe universal que fez a pessoa esquecer o seu verdadeiro poder e «Eu» infinito. O «Eu» infinitamente forte e poderoso que tinha criado o espaço e o tempo
A segunda característica do tema de
Para a nossa análise, no entanto, a comparação é importante para enfatizar o seguinte: a queda, consciência da queda, e libertação são consideradas como uma jornada pessoal do herói a atravessar a Ponte para plena libertação pessoal. A longa prática que conduz à consciência da longa duração da existência pessoal (e recordação de si próprio) durante milhões de anos e a jornada pessoal (caminho) do herói são contrários à jornada pessoal e autoconsciência pessoal que a mensagem cristã oferece. Os temas da mensagem de Scientology são entendidos durante o serviço religioso que também tem estrutura com base em temas.
III.II. Confissão, Autocompreensão, Salvação:
O Caminho de Serviço Religioso
Para Scientology, como para qualquer cultura religiosa forte e como para qualquer ordem religiosa, o sermão é um elemento importante do serviço religioso. No entanto, nós não encontramos em Scientology o proselitismo que é característico de muitas religiões tradicionais. Pelo contrário, Scientology é uma das poucas religiões que permitem que os seguidores pratiquem outra religião. No entanto, Scientology é uma religião completa e os seus membros praticam Scientology com exclusão de qualquer outra fé. Alguns mantêm a filiação noutra religião principalmente por razões familiares, sociais ou culturais. É por esta razão que a confissão — testemunho da experiência da pessoa — é característica de um serviço de Scientology quando aborda o mundo exterior, juntamente com a ênfase constante nos aspetos racionais da experiência pessoal.
Scientology é uma das poucas religiões que permitem que os seguidores pratiquem outra religião. No entanto, Scientology é uma religião completa e os seus membros praticam Scientology com exclusão de qualquer outra fé.
A racionalidade da confissão sugere uma técnica de autocompreensão que foi pormenorizadamente desenvolvida e, mais importante, que é praticada:
A confissão e a compreensão de si mesmo produzem a salvação. A salvação é compreendida como consciência estável da sua verdadeira natureza e remoção de todas as barreiras espirituais internas (engramas) que bloqueiam a consciência correta do «Eu» omnipotente e eterno, i.e., a salvação é tomar consciência da e encontrar a identidade espiritual própria.
A estrutura da mensagem espiritual de qualquer cultura religiosa é suficiente para corrigir a compreensão apenas no contexto de compreensão do Absoluto. Isto leva-nos para a questão de ressuscitar a noção do Absoluto que é característica de Scientology.